quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mídias Sociais: você está preparado?

Por: Bruna Ferreira


Mídia Social vem do termo traduzido em inglês “Social Media” que é o uso de meios eletrônicos para interação entre pessoas e também empresas. Muitas pessoas ainda pensam que mídias sociais são apenas para diversão. Há pouco mais de três anos, uma nova profissão surgiu no Brasil impulsionado pelo fenômeno de audiência gerado pelos blogs, Orkut, YouTube, Twitter, Facebook, etc. Trata-se do analista em mídias sociais. É um profissional capaz de analisar tendências e ficar em conexão com as principais discussões que são repercutidas ou criadas pelos internautas.
Karina Perussi, 24 anos, graduada em Publicidade e Propaganda pela Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), já trabalhou com assessoria de imprensa e diagramação de uma revista na cidade de Jales, interior de São Paulo. Decidida a buscar algo mais para sua vida profissional foi para São Paulo e lá trabalhou por três meses como redatora publicitária. Depois recebeu uma proposta para trabalhar em uma agencia digital como Analista de Mídias Sociais. “Mídia Social é um “local” onde compartilham experiências, ideias, desejos. Somos seres sociais, e essas ferramentas digitais (as redes) estão potencializando essa tendência e alterando a maneira como nos comunicamos. É a comunicação de todos para todos” afirma Karina.
Um analista de mídia social também cria campanhas publicitárias dirigidas exclusivamente para internet, ou melhor: nas chamadas redes sociais. Esse profissional pode atuar em agencias de publicidades, empresas ou mesmo por conta própria prestando consultoria.
Em entrevista realizada com Karina Perussi ela esclarece muitas dúvidas sobre mídias sociais. 

Como você vê o futuro das mídias sociais? 
Acho que o futuro das mídias sociais depende do comportamento de seus usuários. Sabemos que falando de mídias sociais, tudo fica antigo muito rápido, como é o caso do Orkut. Novas mídias vão surgindo e conquistando usuários. Não vejo o fim das redes sociais, acredito que elas podem aprimorar-se, tornar-se cada vez melhores. A mídia social já é um dos principais canais de comunicação entre os usuários, e entre as marcas e seus clientes.

         Quais são as principais mídias usadas hoje?
Bom, vamos falar das mídias sociais mais conhecidas e utilizadas no Brasil. Para relacionamentos,é incrível, mas aqui, o Orkut ainda é uma das redes mais usadas. Depois, vem o Facebook, e em terceiro lugar o Twitter. Para empresas o Twitter desponta como o preferido das marcas, seguido pelo Facebook, o Youtube então  o Orkut. Vale lembrar que o LinkedIn, rede social voltada à profissionais, também vem ganhando relevância.

         Você acha que estamos preparados para as mídias sociais?
O Brasil é o número 1 no uso de mídias sociais, e os brasileiros têm mais amigos nas redes sociais do que em qualquer outro lugar do mundo. Mas tratando-se do relacionamento entre as marcas e seus clientes, creio que ainda temos muito que aprender e melhorar. 

        Destaque as vantagens e desvantagens de uma empresa que adere às mídias sociais?
        Desvantagens: será preciso tempo disponível para atualizações e dedicar-se muito a elas, para manter o interesse dos seguidores. Portanto, se sua empresa não tiver tempo para isso, esqueça!
Cuidado com as mensagens, certifique-se de que está passando a mensagem corretamente. Qualquer passo em falso pode detonar a imagem de uma marca para sempre.
Qualquer coisa que você publique está aberta à comentários e críticas, então é preciso estar sempre preparado. Se você não tem uma estratégia de engajamento, tende a receber vários comentários negativos.
É preciso lembrar que o resultado vem em longo prazo, afinal, elas vêm do relacionamento, e não da noite para o dia.

        Vantagens: você poderá manter diálogos e construir afinidades com seus clientes e torná-los fiéis à sua marca.
As mídias sociais podem espalhar suas ofertas e mensagens para milhares de pessoas, rapidamente. (o velho boca a boca que tanto ouvimos falar em marketing).
A personalidade da sua marca também se fortalece se você faz um bom trabalho. Pode realizar enquetes, ouvir seus clientes, gostos, preferências e desejos.
Por meio da mídia social você pode prestar atendimento ao cliente, de forma rápida. Ele fica satisfeito.
E claro: a mídia social tem baixo custo, e você pode criar perfis e páginas gratuitas nas redes sociais.

         Para uma Empresa que está começando nas Mídias Sociais, Que pontos você acha importante para que ela obtenha sucesso sem se tornar chata?
Uma palavra resume tudo: engaje! Uma empresa que consegue engajar seus clientes (e não ficar soltando spam) além de gerar conteúdo que interesse aos seus seguidores, tem grande chance de sucesso!

Como identificar que uma empresa precisa se conectar a Mídias Sociais? 
Acho que hoje em dia todas as empresas devem estar conectadas às mídias sociais. Quem não estiver vai ficando pra trás...

        Por que ainda há certa resistência de empresas para fazer parte de Mídias Sociais?
        Talvez falta de experiência, de tempo, de uma estratégia eficiente, medo de errar, ou até mesmo falta de verba para contratar uma agência especializada.

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